14 fevereiro 2010

antichrist

obrigada, lars von trier, por mais uma belíssima obra de arte.
tive o prazer de ver ontem o último trabalho daquele que é um dos meus realizadores preferidos. cujos trabalhos tanto aprecio. antichrist não me desiludiu nem um pouco e eu estava com grandes expectativas, como estou sempre que sai um novo filme de algum do meus realizadores de elite.

as pessoas que associaram o filme a gore e porn, certamente não o entenderam e deixaram escapar à frente dos seus olhos uma obra cheia de simbolismos, extremamente bem metaforizados. é evidente que não aconselho este filme ao público mainstream, entendendo por essa categoria, e sem qualquer conotação negativa, as pessoas que gostam de ver cinema pelo entretenimento e pelas histórias com princípio, meio e fim, de onde não lhes escapa nada. de onde, das cenas eventualmente mais chocantes, tirariam isso mesmo... que eram cenas chocantes. para mim não o são. são fortes e significantes. cheias e intensas. dramáticas. de tirar o fôlego.

os dois actores, willem dafoe e charlotte gainsbourg, preenchem lindamente os seus papéis e a cinematografia, por anthony dod mantle, que já anteriormente trabalhou com este realizador, é incrivelmente deslumbrante, marcante e faz querer fazer pausas a todo o momento para absorvermos toda aquela beleza. vou guardar muitas das imagens. espero que por muito tempo.

é bom quando o cinema se transforma em arte. a não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário